Primeira vacina contra coronavírus do Brasil avança

Descrição

A Instituição Financeira de Atividades e Projetos (Finep) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação apóia a primeira vacina anticoronavírus desenvolvida exclusivamente no Brasil. É produzido pela Farmacore, que tem sede em Ribeirão Preto e coopera com a empresa norte-americana PDS de Biotecnologia.

A vacina é chamada Versamune®-CoV-2FC. É uma combinação da proteína recombinante SARS-CoV-2 desenvolvida pela Farmacore e a nanotecnologia da plataforma Versamune® da PDS Biotech. Esta tecnologia é uma tecnologia patenteada para ativação de células T e é responsável pelo organismo Defesa de patógenos desconhecidos.

Segundo o cronograma da empresa, o intuito é fazer os testes pré-clínicos até outubro de 2020, e depois dar continuidade aos testes clínicos no primeiro trimestre de 2021 e iniciar a produção industrial no segundo semestre de 2021.

O projeto inicial exigia a produção e teste de antígenos compostos pela proteína COVID-19 S e nove imunógenos que podem desencadear uma resposta imune para a produção de anticorpos contra doenças. A seleção dessas regiões imunogênicas é realizada por meio de análises de bioinformática para maximizar a carga do sistema de defesa humano e a ativação de linfócitos T (especialmente os linfócitos CD4 + e CD8, que são usados ​​para reconhecer vírus e lutar contra eles). O guerreiro de primeira linha).